terça-feira, 3 de abril de 2012

Via Sacra


Caminho de dor que Cristo percorre obedecendo ao projecto salvífico do Pai. 
 "Se alguém quiser vir após Mim, renegue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me." (Mt 16, 24).


Espaço da revelação do Amor trinitário: do Pai que «amou de tal modo o mundo que lhe deu o seu Filho único» (Jo 3, 16); do Filho, que amou os amigos até ao ponto de dar a vida por eles (cf. Jo 15, 13); do Espírito de paz, de misericórdia e de consolação.

Escola de vida evangélica, onde o discípulo, voltando o olhar para o Crucifixo, aprende como se ama a Deus sobre todas as coisas e se gasta a vida pelos irmãos; como o perdão vence a ofensa e se paga o mal com o bem, como o coração se abre ao amigo e se alivia a pena do aflito.
...


Em síntese: O exercício espiritual da Via Sacra consiste em que os fiéis percorram mentalmente a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente a Paixão do Senhor. Tal exercício, muito usual no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas (séculos XI/XIII): os fiéis que então percorriam na Terra Santa os lugares sagrados da Paixão de Cristo quiseram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. O número de estações ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações, no século XVI. O Papa João Paulo II introduziu, em Roma, a mudança de certas cenas desse percurso não relatadas nos Evangelhos por outros quadros narrados pelos Evangelistas. A nova configuração ainda não se tornou geral. O exercício da Via Sacra tem sido muito recomendado pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus.

Compreende quinze estações ou etapas, cada uma das quais apresenta uma cena da Paixão a ser meditada pelo discípulo de Cristo. A Via Sacra é um exercício espiritual onde quem reza faz uma mini-peregrinação na Vida de Jesus Cristo contemplando os Mistérios de nossa Salvação, exercício este muito proveitoso para alma, costuma-se rezar nas sextas-feiras durante a quaresma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário