domingo, 3 de junho de 2012

O Santo Batismo

Disse Jesus: "Quem não nascer do Alto não pode ver o Reino de Deus (...) Quem não renascer da água do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que nasceu da carne, é carne, o que nasceu do Espírito, é espírito" (Jo 3,3.5).

Qual o significado do Batismo para a vida cristã?

Pedro inaugurou a pregação apostólica no dia de Pentecostes, dizendo ao povo: "Arrependei-vos e que cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para a remissão dos pecados" (At 2,38). 
Paulo explicou ao carcereiro, depois de sua libertação: "' Crê no Senhor e serás salvo, tu e tua família'. "Imediatamente (o carcereiro) recebeu o Batismo com todos os seus" (At 16,31-33).  

O mesmo Paulo ensina nas Cartas aos Romanos: "Batizados em Cristo Jesus, é na sua morte que somos batizados. Portanto, pelo Batismo fomos sepultados com Ele na morte para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela Glória do Pai, assim também nós vivamos a vida nova" (Rm 6,3-4). 

A palavra de Deus e sua presença unem-se ao elemento água no Batismo: temos um sinal que realiza o que se anuncia. Isto é, temos um "SACRAMENTO". O Batismo é o sacramento que abra as portas do Reino. Só pode receber os outros 6 sacramentos se for batizado.
Assim como o banho dado ao recém nascido é necessário para a sua sobrevivência e é um gesto de cuidado, de amor, de acolhida na família humana, assim o Batismo, o banho cristão, é um gesto de amor e acolhida de Deus em sua família:
"No dia em que nasceste, disse o Senhor, foste atirada no mato, tal a indiferença que te mostraram. Ao passar junto de ti, eu te vi estrebuchar no teu próprio sangue e disse: 'Vive!' (...) Banhei-te com água, lavei o teu sangue, ungi-te com óleo" (Ez 16,5-6.9).

Qual o rito essencial no Batismo?

O rito essencial do Batismo consiste em derramar a água sobre a cabeça do batizando, dizendo: "Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28,19). Pode-se também mergulhar o batizando na água.

Quais são os frutos do Batismo?

No Batismo somos adotados filhos de Deus e feito membros do Corpo de Cristo, que é a Igreja. A Sagrada Escritura expressa com diferentes termos esta graça batismal: Os batizados são "renascidos" (Jo 3-3); "iluminados" (Fl 3,55); "Incorporados, libertados, santificados" (Rm 6,1-23) etc. 


Fonte: Revista mensal - Mensageiro do Coração de Jesus, Vol. 188, Março de 2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário