quarta-feira, 4 de abril de 2012

Igreja Católica - A maior Instituição de Caridade do Mundo





Nos seus 2.000 anos de história a Igreja Catolica foi a instituição que mais fez caridade neste mundo.




Se a Igreja não existisse provavelmente o mundo ocidental nem conheceria o sentido da palavra caridade. Essa é uma palavra que surgiu na Igreja, no sentido de ajudar, sem querer nada em retorno, essa idéia para os povos antigos, como os gregos e romanos, seria um absurdo! Essa virtude surgiu depois que o mundo ocidental se tornou católico. São milhares de Obras Assistenciais da Igreja Católica espalhadas por este mundo.


- Na época em que a lepra foi um grande mal, na Europa e Ásia haviam 3000 leprosários católicos.
- Em muitos paises africanos as escolas e hospitais são matidos pela Igreja Católica.
- A Igreja educou mais crianças do que qualquer outra instituição educativa ou religiosa.

- 25% das obras que cuidam de aidéticos em todo o mundo são mantidas pela Igreja Católica.


- Incontáveis hospitais, sanatórios, escolas para crianças carentes, asilos, creches etc. espalhadas em todo o mundo!
- Durante 2000 anos, 20 séculos de existência, ninguém como a Igreja socorreu tanto os pobres, órfãos, viúvas e doentes, como ainda hoje fazem, por exemplo, as irmãs de Madre Teresa de Calcutá.


- É inegável, nenhuma instituição no mundo ocidental fez e faz tanta caridade como a Igreja Católica, infelizmente isto parece não ser importante para os insistem em difamar a Igreja.




Em Portugal:

- Até ao século xix, num contexto antecedente à legislação de política social, a assistência social baseava-se em instituições de caridade privada (maioritariamente ligadas à Igreja e às ordens religiosas), direta ou indiretamente financiadas pela casa real, sendo sublinhada a não intervenção do Estado na sua atividade. Somente a partir do sec. XX é que começaram a desenvolver-se as instituições de assitência social do Estado.
- A Santa Casa da Misericórdia surgiu de uma iniciativa conjunta da Coroa Portuguesa e a Igreja Católica.

- A Cáritas Portuguesa é uma instituição oficial da Conferência Episcopal Portuguesa, vocacionada para a promoção e dinamização da ação social da Igreja. Visa a assistência e também a promoção, o desenvolvimento e a transformação social. Luta por uma sociedade mais justa, com a participação dos que são atingidos por qualquer forma de exclusão ou emergência, sem olhar a crenças, culturas, etnias ou origem.

- Os Centros Sociais Paroquiais, os Centros Paroquiais de Bem-Estar Social ou outras congregações religiosas, fortemente ligadas à Igreja Católica, são as segundas IPSS mais antigas, denominadas antes de 1983 por Institutos de Assistência. A Igreja é a instituição que em Portugal mais atenção prestou e de um modo mais persistente à ação social. A Igreja sempre foi um agente determinante e uma força fundamental na gestão das pessoas e dos meios relacionados com a solidariedade social. Para esta a ação social “… trata-se de um agir eficaz em ordem à edificação do Reino de Deus, contribuindo para a melhor ordenação da sociedade humana, a partir de comunidade cristã,…”.,De notar que 25% dos Centros Sociais Paroquiais são presididos por um sacerdote.



Fonte: Repórter de Cristo - http://reporterdecristo.com/igreja-catolica-a-maior-instituicao-de-caridade-do-mundo/ #ixzz1r3ECf1bT


Nenhum comentário:

Postar um comentário